O Aloe vera é uma planta conhecida desde há muito tempo. Segundo alguns registos, desde o tempo dos Egípcios que é utilizada pelas suas propriedades únicas e medicinais. Sabia que Cleópatra não a dispensava na sua rotina de beleza? Se não sabe porque esta rainha não dispensava os benefícios da aloe vera vai descobrir neste artigo!

 

Benefícios da aloe vera

 

Esta planta, é hoje em dia, amplamente usada em produtos cosméticos, tanto sozinha como em associações com outros princípios ativos. Na verdade, certamente já utilizou um gel de aloe vera em alguma altura da sua vida: ou para acalmar um escaldão, ou depois da depilação ou até depois de fazer a barba. A textura gel é fresca e o seu efeito calmante é imediato.

No entanto, o gel de Aloe vera é usado tanto topicamente, mas também internamente. Muitos autores defendem o seu uso em casos de obstipação, tosse, úlceras, diabetes, dores de cabeça, artrite, infeções de herpes genital, doença de Crohn, psoríase e mesmo em situações de cancro.

Mas, porque é a Aloe Vera tão especial?

Esta planta contém mais de 75 compostos potencialmente ativos, sendo que alguns autores indicam que poderá ter mesmo até 200 substâncias que lhe aportam benefício! Logo, isso explica as suas diversas ações e o enorme interesse da sua utilização na indústria cosmética. Desde vitaminas, enzimas e minerais a açúcares e aminoácidos, Aloe Vera tem de tudo. Por exemplo, a folha de Aloe vera contém cerca de 16 aminoácidos!

 

aloe-vera-1 

 

Passamos a enumerar os mais importantes:

• Vitamina A, C e E
• Ácidos gordos
• Bradicinase (enzima que ajuda a diminuir a inflamação da pele) e outras enzimas
• Glucomanano
• Alguns minerais: cálcio, o fósforo, o potássio, o ferro, o sódio, o magnésio, o manganês, o cobre, o crómio e o zinco
• Aminoácidos essenciais e não essenciais: alanina, arginina, ácido aspártico, ácido glutâmico, etc.

 

Em suma, esta riqueza em compostos ativos, que atuam em sinergia, é responsável pelos múltiplos efeitos biológicos e curativos/cicatrizantes.

 

Estes ingredientes são encontrados diretamente na planta. Como armazena bastante água, ao partir a folha, ela liberta um gel - o gel de aloe vera. E, era nesta forma que era utilizada há muitos séculos atrás. O gel consiste em cerca de 99.5% de água, os restantes 0.5 – 1% são compostos por vitaminas, minerais, enzimas, polissacáridos, compostos fenólicos e ácidos orgânicos, aminoácidos e lípidos.

Hoje temos formas de estudar esse gel e descobrir todas as suas virtudes e mecanismos de ação. Assim, o gel de Aloe apresenta múltiplas propriedades quando aplicado externamente. Vamos conhecê-las?

 

 

Propriedades de Aloe Vera

1.     Cicatrizantes

Aumenta a produção de colagénio tipo III - importante para a cicatrização de feridas - e de ácido hialurónico.

2.     Protetoras dos efeitos da radiação

Produz metalotioneína, uma proteína com ação antioxidante. Além disso, facilita a ação das enzimas que bloqueiam os radicais livres formados em consequência da exposição solar.

3.     Hidratantes e anti-envelhecimento

Este gel de aloé, não só aumenta a retenção de água na pele como estimula a síntese de colagénio e de elastina. Assim, deixa a pele mais elástica, mais macia e com menos rugas.

4.     Antisséticas

Por último, tem sido identificado o poder de Aloe vera inibir o crescimento de fungos, vírus e bactérias. Para além disso, pelo seu efeito antissético, consegue acelerar a cicatrização do herpes e ajuda a combater a acne.

 

 aloe-vera-2

 

Em que situações devemos aplicar Aloe Vera?

 

Ora, tendo em conta todas as propriedades descritas anteriormente, podemos usar o gel de Aloe Vera para inúmeras situações do nosso quotidiano. Vamos conhecê-las!

1.     Eritema solar

Acalma e refresca a pele, ajuda a manter a hidratação e tem efeito anti-inflamatório. Que mais se pode pedir para aplicar depois de um dia ao sol?

2.     Hidratante de rosto

Deixa a pele hidratada sem acabamento gorduroso. Frequentemente, é usado como after shave e ainda ajuda a desobstruir os poros. Claramente um gel multiusos!

3.     Anti-envelhecimento

Graças à sua riqueza em antioxidantes e ao facto de potenciar a produção de colagénio, melhora a firmeza da pele. Logo, é uma excelente opção quando pretende colocar um produto que combata o envelhecimento cutâneo.

4.     Anti-estrias

O estímulo da produção de colagénio melhora a elasticidade da pele, o que ajuda a combater a formação de estrias e a atenuar as já existentes.

5.     Acne

A sua riqueza em anti-inflamatórios ajuda a diminuir os comedões, pápulas e pústulas. Além disso, apresenta também ação afinadora do grão da pele, contraindo os poros.

 

aloe-vera-3 

 

Gel de Aloé vera: o produto indispensável

 

Após conhecer os benefícios de aloé vera, cujo nome significa brilhante e amarga, certamente já percecionou que o seu gel, de amargo nada tem. É sim, um produto indispensável a ter em casa e que pode ser usado por toda a família. O gel vai promover a hidratação, refresca, alivia as irritações, suaviza e protege a pele. Mas, deverá selecionar um cosmético que lhe garanta que o método usado para extração garanta não só a sua pureza, mas também a qualidade. Só assim poderá ter as suas propriedades mencionadas!

 

Em resumo, Aloe vera, principalmente na forma de gel, é um produto a ter à mão, tendo em conta as suas variadas aplicações e ações benéficas para a pele, tanto do rosto como do corpo.

O que espera para experimentar?