Mas afinal o que é a Dermatite Atópica? A Dermatite Atópica é a doença inflamatória da pele mais comum nas crianças, sendo que os pais que têm historial de alergias ou atopia têm maior risco de terem filhos com este problema. A pele atópica pode afetar tanto bebés como crianças, surgindo, geralmente antes dos 5 anos e pode melhorar com um tratamento adequado. 

Esta doença é caracterizada por comichão, pele seca e manchas vermelhas na pele, sendo que nos bebés, o eczema afeta principalmente o rosto, couro cabeludo, pernas e braços. Já nas crianças, o eczema pode afetar apenas as pregas dos braços e das pernas. A pele atópica pode reagir com suor, calor e roupas com tecidos e fibras irritantes. Além disso, pode também reagir com alguns agentes de limpeza, detergentes e sabões.

 

QUAIS OS TRATAMENTOS RECOMENDADOS PARA PELE ATÓPICA?

 

O tratamento da pele atópica passa, principalmente, pela hidratação correta e frequente da pele, para evitar que o problema se intensifique. Ainda que com tratamentos adequados, podem dar-se por vezes crises.

Existem muitos tratamentos aprovados para ajudar a amenizar este problema nas crianças, como corticosteroides tópicos e inibidores da calcineurina para controlar a inflamação cutânea, bem como anti-histamínicos orais para controlar a comichão, ou em casos mais severos pode ser necessária a administração de tratamentos. Ainda assim, em todos os casos, independentemente da gravidade, deve ser aplicado um creme emoliente para ajudar a regenerar e a manter a pele saudável.

Para ajudar no tratamento, também demasiado frio ou calor devem ser evitados, e devem existir cuidados extra em relação à exposição solar. Aplique sempre um protetor solar adequado e depos do emoliente. No banho devem ser utilizados produtos de higiene sem sabão. Em suma, procure aplicar diariamente um emoliente de forma a aumentar a hidratação da pele e reduzir a xerose. O emoliente contribui para preservar e restaurar a função barreira da pele, diminuindo o risco de proliferação bacteriana.

 

COMO DEVE SER APLICADO O EMOLIENTE?

Deve aplicar o emoliente pelo menos 2 vezes por dia, sobretudo depois do banho, em todo o corpo (não apenas nas áreas afetadas). Quando utilizado com outros tratamentos atópicos, aplique o emoliente 30min após a aplicação do produto anterior. Para evitar contaminar o emoliente, evite partilhá-lo com outros, prefira embalagens com doseador e, se for o caso, em vez de tirar o produto do boião com as mãos, prefira uma espátula ou uma colher.

 

PARA FACILITAR DEIXAMOS-LHE UMA LISTA DOS CUIDADOS A TER. TOME NOTA!

·        O banho deve ser rápido, de chuveiro, com água morna;
·        Use gel de banho dermatológico, sem sabão nem perfume;
·        Limpe com uma toalha macia, de algodão, sem esfregar a pele, secando com pequenos toques, sem esquecer as pregas;
·        Aplique creme hidratante hipoalergénico e sem perfume depois do banho;
·        Prefira as roupas em contacto com o corpo de algodão;
·        Tenha o cuidado de cortar as etiquetas da roupa;
·        Dispense o uso de roupa justa;
·        Evite ambientes muito quentes, secos e poluídos;
·        Corte frequentemente as unhas para evitar que estas provoquem lesões;
·        Na lavagem da roupa do bebé ou criança, evite o uso de produtos com lixívia e amaciadores, que possam causar irritação da pele;
·        Mantenha a casa devidamente arejada.

 

CONHEÇA AS NOSSAS SUGESTÕES DE PRODUTOS PARA A PELE ATÓPICA DO SEU BEBÉ: