Como perder peso sem dietas milagrosas?

O que fazer para perder peso de uma forma saudável? Certamente, já leu milhares de dicas sobre esta temática, mas ainda não conseguiu atingir o seu objetivo. Sem dúvida, que a toda a hora somos invadidos por dietas e produtos que prometem a “perda de peso dos seus sonhos”. Mas, não vamos querer que acredite em “milagres”. Queremos sim que adote medidas que vão realmente ajudar! Quer conhecê-las? Vamos saber como perder peso sem dietas milagrosas!

Recomendações para uma perda de peso saudável

1. A motivação e persistência são um dos segredos

A perda de peso rápida, quando conseguida, não está habitualmente associada a ter mais saúde. Na verdade, as dietas agressivas e restritivas que fazem com que tenha oscilações de peso como um yo-yo e que sujeite o seu corpo a carência de alguns nutrientes. Segundo alguns especialistas, podem mesmo revelar-se mais perigosas para o corpo humano do que uns quilinhos a mais.

Portanto, para ter sucesso na perda de peso há que pensar a longo prazo. Assim, é recomendado para quem tem excesso de peso, uma perda gradual - 5 a 10% do peso inicial. Mas, para perder peso de forma contínua tem se motivar diariamente e ser resiliente. Logo, terá de definir de forma específica os seus objetivos e comprometer-se. A persistência vai ser essencial!

Para tal, rodeie-se de alguns elementos da família e de alguns amigos, mas também de profissionais de saúde. Sem dúvida, estes vão ajudar a manter a motivação e serão os aliados que, sem julgamento, farão com que o seu objetivo seja atingido. Inevitavelmente, nesta sua nova vida, ter alguém que a desafie a fazer uma caminhada em vez de uma jantarada é excelente!

2. Perder peso envolve modificações no estilo de vida

Perder peso envolve modificações no seu estilo de vida agora e no futuro. Logo, tem de optar por adotar modificações que possam ser viáveis hoje, mas também ao longo do tempo. Isso envolve selecionar atividades físicas que não sejam vistas como um fardo, mas que se tornem um prazer. Já escolheu qual dos desportos ou atividades realmente consegue praticar sem considerar um sacrifício insuportável no futuro? Considere as opções e comece por aí!

Mas, considere que um profissional especializado vai realmente conseguir ajudar de forma eficiente. Além de lhe indicar quais os exercícios mais recomendados de uma forma planificada e adaptada, vai ser um coach motivacional indispensável.

3. Alimentos que são dispensáveis na sua atual alimentação

Será que já perdeu algum tempo a pensar que há alimentos que ingere no seu dia-a-dia e que só contribuem para o aumento do seu peso e perda de saúde? Serão eles tão importantes e insubstituíveis? Faça uma lista e confronte-se com a realidade. Vai ficar surpreendida com alguns alimentos que come “só porque sim”!

Por outro lado, é importante que saiba também quais são os alimentos que não consegue mesmo integrar na sua alimentação. Pois, considerando que as modificações alimentares têm de ser efetuadas de forma persistente, não adianta iniciar agora uma dieta que inclua, por exemplo, os legumes que mais lhe desagradam.

Para além disso, relembramos que dietas demasiado restritivas, que muitas vezes estão na moda, podem fazer com que alguns nutrientes essenciais ao bom funcionamento do seu corpo não lhe sejam fornecidas. Por exemplo, aminoácidos, ácidos gordos essenciais, entre outros. Em suma, quando abordamos como perder peso sem dietas milagrosas, temos de ter a preocupação de garantir que vamos promover a saúde e não diminuí-la.

4. Gastar mais, ingerir menos… sem ansiedade

Esta é uma regra que tem de estar sempre na sua mente. Inegavelmente, para perder os kgs que a balança indica que tem a mais, é necessário que haja um gasto de calorias superior às calorias que ingere a cada dia. Por isso, o exercício físico regular é fundamental e sempre abordado nos planos de perda de peso. Mas, a atividade física, além de ajudar a consumir as calorias, vai ser um bom aliado nos momentos de ansiedade associados ao processo de emagrecimento. E, os momentos de stress vão existir e deve estar preparada para eles. Portanto, faça atividade física pelo menos 30 a 60 minutos, 5 dias por semana. Uma caminhada, a subida de escadas, uma corrida, ou o que gostar e lhe for aconselhado. Mas faça… Isso vai ser bom para eliminar a gordura e acalmar o seu cérebro!

5. Organizar a agenda é também incluir os horários das refeições

A sua vida é uma correria? Todos sabemos que o stress da vida atual é um inimigo. Nem sempre temos tempo para nós! Portanto, se quer mesmo perder peso de forma saudável, saiba desde já que vai ter de reformular a sua agenda diária. Além do tempo que já certamente incluiu para praticar exercício físico, vai ter de agendar o horário das suas refeições. Uma hora regular de pequeno-almoço, almoço, jantar e das refeições intermédias vão ter de fazer parte do seu planeamento diário. Ou seja, tem de encaixar nas suas tarefas diárias o tempo para saborear os alimentos e comer lentamente. E, relembramos a agenda começa logo a ser preenchida ao pequeno-almoço, a refeição mais importante do dia!

6. Rodeie-se de água

A hidratação vai ser essencial. Certamente, isto já não é novidade para si! Mas, vamos mais longe… Se puder, rodeie-se mesmo de água. Não tenha apenas garrafas de água à sua volta em casa e no local de trabalho. Mas, aconselhamos que vá em todos os seus tempos livres para um local perto do rio ou do mar. São locais que apelam a alimentos leves e a boas caminhadas, não são?

7. Alimentos aliados na sua nova vida

Ao longo da vida, vamos rodeando-nos de pessoas que nos fazem sentir bem. E estas convivem no nosso lar…Ora, vamos fazer o mesmo com os alimentos. Portanto, há alguns que tem de estar sempre a visitar a sua casa.

Assim sendo, confira aqui a lista indispensável:

1. Alimentos com fibra - pão, cereais, arroz e massa integrais.
2. Hortícolas - escolha se possível os legumes da época. A salada e os legumes cozidos vão ocupar grande parte do seu prato.
3. Fruta – preferencialmente a mais rica em fibra, com menos açúcar e maior conteúdo em água. Já experimentou a melancia?
4. Carnes brancas – o frango e o peru sempre preferidos às carnes vermelhas.
5. Peixe – em especial, peixe rico em ácidos gordos ómega 3.
6. Sopa – a sensação de saciedade que provoca e o facto de ser uma forma de consumir líquidos faz com que seja obrigatória.
7. Gelatina – naquele momento em que “precisa” mesmo de um docinho opte por esta sobremesa.
8. Tisanas sem açúcar e águas aromatizadas – esqueça os refrigerantes e minimize o consumo de bebidas alcoólicas.

8. Estude os alimentos e elimine alguns

Ao conhecer melhor os alimentos vai deixar de os desejar. Olhar para a sua composição e para o valor calórico associado aumenta a consciencialização da pobreza ou riqueza em nutrientes de alguns dos alimentos e do impacto de calorias que têm no seu corpo. Habitue-se a ler sempre os rótulos das embalagens!

Os alimentos processados ricos em gorduras saturadas e hidrogenadas vão passar a fazer parte do seu passado. Os alimentos com açúcares refinados também vão ser a” exceção que confirma a regra”. Isso, não quer dizer que não os vai consumir nunca mais, mas apenas os vai desejar naqueles dias reservados a cometer uma “pequena traição”.

9. Torne-se chef na sua cozinha h3

Se o objetivo é perder peso lá em casa vai passar a ser o orientador da cozinha. Por isso, a família é sempre uma grande ajuda. Esqueça as receitas tradicionais no dia-a-dia e opte por ser um chef minimalista. Os estufados e fritos ficam para dias em que o chef está de folga! Logo, na hora de cozinhar, vai cozer ou grelhar os alimentos.

10. As travessas ficam no guarda-louça

 

Não há serviço de mesa que não inclua uma ou duas travessas. Mas, se quer perder peso deixe essa loiça no armário. Empratar na cozinha, além de fazer de si um “grande chef”, vai fazer com que não haja repetição na hora da refeição. Ora então, agora vai comer aquilo que está no prato e não há extras!

11. Compre online ou vá às compras ao mercado ou depois da refeição

As lojas online, apesar de o fazerem estar mais uns minutos no sofá, são grandes aliados para que faça escolhas saudáveis. Como não nos cruzamos com alimentos menos recomendados não somos expostos a tantas tentações. Uma outra excelente opção é ir ao mercado da sua terra. Além de encontrar uma enorme variedade de frutas e legumes da época, vai poder comprar peixe fresco para grelhar!

Mas, se não pode dispensar uma ida a uma grande superfície comercial, deixamos-lhe uma dica: vá sempre depois de almoço ou mesmo jantar. Dessa forma, irá colocar menos alimentos “proibidos” no carrinho de compras.  

 

Como perder peso sem dietas milagrosas: não esperar resultados imediatos, mas encontrar auxílio

Depois de partilharmos algumas dicas para saber como perder peso sem dietas milagrosas, já percecionou certamente que o comprometimento com uma vida melhor é essencial. Seguir as dietas que prometem resultados instantâneos não é opção, pois o peso que perde rapidamente será recuperado. Mas, quando quer perder peso as ajudas extra são importantes. E, na verdade, há alguns suplementos associados ao emagrecimento que vão permitir mais facilmente atingir os objetivos definidos.

Suplementos alimentares auxiliares da perda de peso

Alguns dos suplementos alimentares auxiliares da perda de peso, por exemplo com conteúdo rico em algas e fibras, aumentam a saciedade, ajudando a reduzir o apetite e a limitar o aporte calórico.

Além destes, pode sempre contar com o auxílio de compostos que captam as gorduras extra e açúcares que ingere numa refeição mais calórica, impedindo que estas substâncias sejam totalmente absorvidas. Por outro lado, há alguns suplementos alimentares, que contêm substâncias naturais, como o chá verde e o guaraná, que permitem queimar mais facilmente as calorias pois estimulam a degradação das gorduras.

Por último, deve conhecer os suplementos que vão ajudar a drenar e purificar o organismo em profundidade. Estes “detox”, além de terem substâncias desintoxicantes, ajudam a que a ingestão de líquidos seja efetuada de uma forma mais agradável. Logo, são excelentes como complemento de uma dieta de perda de peso.

Em resumo, motivação, persistência, educação alimentar, implementação da atividade física e ajuda fornecida por profissionais de saúde especializados são os segredos para perder peso sem dietas milagrosas. Na pharma2you poderemos orientá-la para aconselhamento especializado online para que seja implementado um plano alimentar adaptado e selecionados os suplementos alimentares que mais se adequam. Contacte-nos e juntos vamos conseguir sucesso na perda de peso e na construção de uma vida mais saudável!